Cachaça “prata”, “ouro”, “armazenada em”, “Envelhecida em”, “Premium” e “Extra-Premium"

Você sabe a diferença entre cachaça “prata”, “ouro”, “Armazenada em…”, “Envelhecida em…”, “Premium” e “Extra-Premium”?


A legislação estipula algumas regras para classificar o tipo de cachaça de acordo com o tempo e recipiente que esta foi armazenada para o período de descanso.


Branca ou Prata

Após o processo de destilação a cachaça é descansada em tonéis de aço inoxidável, permanecendo translúcida, por isso o nome de “branca”, “branquinha”, “prata”.


Ouro ou “Armazenada em…”

A cachaça recebe esta denominação quando passa menos de um ano armazenada (não tendo limite mínimo de armazenamento) ou possui uma parte de mistura de cachaça branca maior que 50%.

Há também o caso dos barris com mais de 700 litros, neste caso, segundo a legislação, mesmo que a cachaça passe mais de um ano nestes, a nomenclatura deve ser “Armazenada em…”.


Envelhecida em…

É quando a bebida contém no mínimo 50% de cachaça envelhecida em tonéis de madeira de 700 litros por pelo menos um ano.


Premium

A cachaça Premium é 100% de barris com no mínimo um ano de envelhecimento, e estes barris devem ter no máximo 700 litros.


Extra-Premium

A cachaça Extra-Premium é 100% de barris com no mínimo três anos de envelhecimento e estes barris devem ter no máximo 700 litros.


Bônus: Reserva especial

Para ter a nomenclatura de "Reserva Especial" a cachaça deve ter características sensoriais diferente das demais cachaças naquele alambique. Para que isso seja comprovado e a denominação possa ser utilizada é necessário que uma avaliação seja feita por laboratórios credenciados ao mapa.


  • O que isso influencia na hora da compra?


Quando comparamos as “armazenadas em” e “envelhecidas em” com as “premiums” e “extra-premiums” temos perfis sensoriais diferentes. Uma cachaça “Premium” ou “Extra-Premium” vai ser mais encorpada, com mais aroma e cor, enquanto uma “Envelhecida em” ou “Armazenada em” vai ter um sabor, aroma e cor menos intenso, tendendo mais à cachaça branca.


E vocês? Qual o estilo de cachaça que vocês mais apreciam?


56 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo