Carvalho Americano, você conhece as características dessa madeira?


Carvalho é a madeira mais utilizada no mundo para envelhecimento e armazenamento de bebidas. Acredita-se que a primeira dorna de madeira, utilizada para esta finalidade, tenha sido feita na França com o Carvalho francês.


É o barril utilizado para envelhecer vinhos e whiskies, isso faz com que as pessoas que consomem bebidas alcoólicas já estejam familiarizadas com o sabor. Os primeiros tonéis vieram com os europeus para o Brasil.


A madeira torna o sabor da cachaça mais nobre e complexo, com aroma adocicado porém, com paladar seco. No geral, apresentam notas de baunilha, castanhas, especiarias, pimenta, tabaco, pão torrado e coco verde.


As cachaças Carvalho Premium e Extra-premium são mais encorpadas, com o teor alcoólico entre 38 e 42%. Elas são indicadas para tira-gosto antes de degustar uma carne, por exemplo. Isso se dá por não saturarem as papilas gustativas e abrir o apetite, dando a sensação de intensidade nos sabores.


As cachaças envelhecidas em carvalho harmonizam bem com carnes vermelhas, carneiro, queijos bem curados como: gorgonzola e roquefort, fondue, salames, feijoada, torresmo, panceta, pratos apimentados, caju, frutas vermelhas, abacaxi e açaí.


49 visualizações0 comentário